segunda-feira, 23 de março de 2015

Um bom motivo para subir - Galeria Condor Piso 2

O INSTITUTO ORTOPEDIA & SAÚDE ORIENTA E IMPLEMENTA  PROJETOS E AÇÕES PARA PROMOVER A  QUALIDADE DE VIDA EM ENTIDADES DE CLASSE, SOCIAIS, ESPORTIVAS, E EDUCACIONAIS .
Driblar o sedentarismo não é tarefa das mais fáceis. Os recursos e a tecnologia presentes na vida moderna nos empurra incessantemente para a zona de conforto.
 Passamos grande parte do dia sentados, em nossos carros, no trânsito, ou no trabalho. Se estamos em casa, controle remoto, celular e computador são os aparatos tecnológicos mais utilizados que simplificam nossa vida, os quais, podemos utilizar confortavelmente, sentados.
Para nos locomovermos de um andar a outro em um  mesmo ambiente, utilizamos escadas rolantes ou elevadores.
Para quaisquer percursos, sejam eles os mais curtos possíveis, como ir a uma padaria, invariavelmente, tiramos o carro da garagem, pois, acreditamos  que seja  melhor do que caminhar três ou quatro quadras.
A tecnologia, sem dúvida simplifica, mas, também nos acomoda. E isso acontece com tal intensidade que desaprendemos a caminhar, a subir e descer escadas. No filme Wall.E, da Disney e Pixar, o diretor retrata um futuro não muito distante, em que as pessoas não utilizam mais seus membros inferiores, pois permanecem o tempo todo sentadas e utilizam todo os recursos tecnológicos para as tarefas mais básicas, como alimentar-se,  vestir-se, locomover-se.
Pensando em uma maneira de estimular as pessoas a se movimentarem, Dr. Fabio Ravaglia, presidente da ONG  Instituto Ortopedia & Saúde,  desenvolveu a campanha Desafio Degraus, que visa estimular  o indivíduo a incorporar o uso das escadas para locomoção em seu dia-a-dia.  O próprio Dr. Fabio Ravaglia se utiliza das escadas para complementar seu condicionamento físico e garante que os resultados são excelentes.
“Ao contrário da academia, na subida e descida de degraus o indivíduo usa o próprio peso corporal, o que promove a queima calórica e o fortalecimento da musculatura de pernas e quadris. Subir escadas também fortalece os braços. O próprio uso do corrimão pode ajudar no desempenho do movimento” – comenta.

......leia o restante do texto em ...
http://www.drfabioravaglia.med.br/2014/06/02/subir-e-descer-escadas-condicionamento-fisico-bom-e-barato/